sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Olhos claros e Opacos


Os Viajantes e o Urso

Um dia dois viajantes dera de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia consguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingui-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e perguntou:
_O que o urso estava cochichando em seu ouvido?
_Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo.

Moral da história:
A desgraça põe à prova a sincaridade e a amizade.
________

Estava eu, vagando pela internet quando ao passar por uma pagina de orkut, vi a certa comunidade "o que é bonito me encanta mas o que é sincero me fascina", e isso me deixou muito pensativo. Nesses últimos três anos de faculdade eu acredito que vi muita coisa, inclusive coisas que eu torci pra não ver. Ontem, ao chegar na faculdade, uma das minhas colegas estava com os olhos vermelhos por chorar no banheiro. O que houve ao certo eu não sei, mas segundo me contaram foi uma briga por autonomia. Na verdade não houve briga de fato, ela tinha feito um trabalho, e o trabalho foi todo auterado sem consulta-la, e isso implica na "falta de sincerdade" através do diálogo pra definir o que é melhor pra o grupo.

Sempre fiz questão de com pessoas próximas a mim, ser um "boca aberta", afim de mostrar a minha sinceridade como quem carrega um estandar, porém outro dia li uma frase que se torna justamente meu caso "um pouco de sinceridade é perigoso, muita sinceridade é absolutamente falta", e isso é fato, eu não sei medir o que eu digo, porém quando eu digo (maioria das vezes) não é pra ofender, ou pra falar demais, e sim compartilhar coisas que eu acho que cabem naquele momento. Na verdade você é o que você faz, e isso é uma decisão acerca do que você escolhe ser. Na verdade eu ainda me pergunto quais atitudes deveriam ser consideradas como virtudes, e quais deveriam ser consideradas como atitudes lógicas. Seriam palavras vagas, se nós não praticassemos e falassemos disso o tempo todo.
Me lembro que essa semana voltando do trabalho, havia uma senhora em pé, e eu passei o lugar pra ela. E isso fez com que ela rompesse em elogios sobre mim, sinceramente eu não vi porque, esse tipo de atitude eu enchergo como voce passar o respeito adiante, porém ela viu como um ato de gentileza, nobreza, etc. O que de fato acontece é que ela foi sincera comigo por ver uma atitude que a motivasse a me elogiar, enquanto eu fui apenas cordial por não conseguir enchergar algo tao grandioso em meu ato. Sinceridade é a maior riquza dos tempos modernos, e você deve guarda-la pra quem realmente lhe cabe. Sinceramente (rs) só me vem a vontade agora de ser coerente, em todos os aspectos, pois nada que se diz, que se faça adianta. Eu fui sincero ao dizer a professora que eu ia trabalhar e por isso nao assistiria a aula dela, ela me deu falta. Eu fui sincero ao dizer a minha mãe que não achava justo essa dupla administração do meu dinheiro, tive minha verba diminuida. Eu já falei tanta coisa a Dai, que hoje em dia ela não quer ouvir mais nada, e me diz que eu só devo ficar calado. Eu fui sincero ao elogiar o esforço que Mia tava fazendo no trabalho, não queria pertuba-la. Porém a vida caminha pra o isolamento. Eu sou o que eu pareço ser, e lamento que haja quem parece o que não é.

Depois de tanto falar, gostaria de pontuar uma coisa. A foto é do show do los hermanos, em salvador no dia 17 de outubro de 2010, eu estive junto a Dai, Erica, Fernanda e Bruno. A foto é do momento em que eles cantaram sentimental. Nesse momento, como em todo show, eu me senti realizado por estar próximo as pessoas que amo de verdade, e que gosto tambem.

"meu coração ja se cansou de falsidade"

Foi nessa música, assim como em todas as outras que eu olhava pra quem eu queria olhar, e isso me fez um bem danado, porque o "pouco que sobrou" de mim, sabe o que quer, quem quer, só não explica o porque, se bem que isso não precisa explicar.De qualquer modo, em algum momento somos sinceros, e aí mora a beleza da coisa. Eu posso ser questionado em meus atos, meus metodos, minha maneira de pensar, mas ninguém questionou até hoje meus sentimentos, (seria isso prova que são reais?!) e por isso eu fui/sou sincero quando afirmo:

"Eu só aceito a condição de ter você só pra mim, eu sei não é assim mas deixa eu fingir e rir"

Nenhum comentário:

Postar um comentário