quinta-feira, 8 de março de 2012

08 de Março - Dia Internacional da Mulher





Hoje poderia ser um dia como todos os outros, mas não é!
Hoje é dia Internacional da Mulher.

Dia de agradecer pela existência de sua mãe, madrinha, prima, tia, namorada, amiga, noiva, enfim, dia de agradecer pela mulher da sua vida! Ou as mulheres de sua vida! E eu quero agradecer pela existência das mulheres que fazem parte da minha vida.

Esse dia é dedicado inteiramente, as pequenas, as "arretadas", complicadas e problemáticas, as que querem a simplicidade de um abraço, ou o conflito das idéias, as que fazem e as que são poesia. É dedicado as amargas, as azedas, as agridoces.

De fato, eu acho que o dia da mulher é o dia que ela quiser. Nessa vida eu aprendi que ninguém no mundo consegue limitar uma mulher! Ela é o que ela quer! ela faz o que ela quer! Ela vai aonde quiser! Na verdade, a religião explica que Deus não quis arriscar, e então ele fez o rascunho da obra! viu que podia ficar melhor, e aí arrancou uma costela!

O que eu acho foda é, as mulheres durante anos foram subjugadas. Oprimidas por uma lógica machista e um sistema escroto. E aí temos mulheres que não foram coadjuvantes e sim protagonistas da história (v. Joana D'arc, Maria Quitéria, Negra Dandara, Indira Gandhi, dentre outras). E aí tem uma série de pensamentos sobre a real emancipação feminina que eu ainda acho muito escrota, pois não aconteceu, e aí vemos a fragmentação do pensamento feminino em duas vertentes: (1) as que se recusam a fazer as chamadas "coisas de mulher" , e as que não param pra pensar sobre isso (2).

(1) Toda mulher busca a independência, a superação, e o fim dessa lógica machista. As mulheres até a década de 20 viviam na vibe do "american life way" ... isso as dondoncas, porque aqui no Brasil, desde o inicio que a grande maioria da mulherada pega no pesado desde cedo. Índias, Escravas, Camponesas, não importa, desde cedo elas estavam trabalhando nos canaviais, nas cozinhas, lavando nos riachos, e ainda tinham que ter "vigor" para o apetite sexual de seus algozes.

Avançando um pouco no tempo, na Revolução Industrial, os países estavam nessa corrida pelo Lucro, começaram a difundir a idéia de "a mulher precisa do seu espaço" ... pra que? movimentar a economia! ... do mesmo modo que a princesa Isabel, "libertou" os escravos. Puro interesse, vendido como altruísmo e necessidade dos oprimidos vencerem seus opressores, ou pelo menos acharem isso. O Governo começa a modificar a visão da sociedade através das mídias, o machismo agora é algo do passado, das cavernas, a mulher moderna tem que ir as ruas, ocupar seu lugar trabalhando fora de casa. Essa é a idéia que o Governo vende, essa é a idéia que a sociedade compra. E as mulheres (beneficiadas?!) com isso, vão a luta, conquistam, ocupam, e recebem muito menos pra desempenhar o mesmo trabalho que um homem! ...

e aí eu pergunto?! cadê a igualdade nisso ?! ... Eu fui criado por uma mulher que se desdobrou em mil pra dar conta de meu irmão e de mim enquanto éramos crianças, e aí no meu documento de identidade o primeiro nome que vem é o do meu pai, e não o dela! Como entender isso?! O machismo nao acabou meu povo, ele está disfarçado, e se revela da pior maneira. Eu torço pra que todos os dias sejam dia da mulheres! Eu torço pra que os seus filhos tomem valor das mulheres que tem em casa! Eu torço pra que amanha seja diferente do dia de hoje ...

Hoje eu agradeço pelo dia da mulher, pela existência delas, hoje e só hoje!
porque o resto dos dias eu tenho pra fazer valer a pena com minhas ações tudo pelo que agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário