terça-feira, 21 de setembro de 2010

ainda espero resposta...


Bem mais que o tempo
Que nós perdemos
Ficou prá trás
Também o que nos juntou...

Ainda lembro
Que eu estava lendo
Só prá saber
O que você achou
Dos versos que eu fiz
Ainda espero
Resposta...

__________

Bom, eu pretendia escrever um post quando não estivesse comprometido emocionalmente sobre o assunto a seguir, ou até mesmo quando essa dor tivesse findado. Mas dada ao atual momento me vejo na necessidade de pôr pra fora tudo que está preso em mim. Na quinta feira passada eu cheguei ao entendimento sobre amor que G. Gil falava, que o amor é como um grão, morre e nasce trigo, vive e morre pão. Um amor nunca morre, se for pra alimentar alguem. Ou seja, esse amor morto, é o que dá forças pra pessoas seguirem em frente.

Porém, eis o grande problema da humanidade, esse "ter de seguir em frente". Eu acho impressionante, é pra frente que se olha, é pra frente que se anda. Mas necessáriamente direção é questão de concepção. É tão relativa quanto o tempo. Não adianta querer ir pra frente se não se tem fé, porque independente da direção é a Fé que realmente nos fará seguir em frente. Conversando ontem com Dai, ela me falou coisas muito interessantes sobre fé e confiança. Mas o que seria a confiança se não um ato de fé!?

Fé, é a convicção em algo/alguém que não exige provas, é a absoluta confiança. Pessoas que tem boa fé, e acredito este seja o meu caso, agem de maneira honrosa, com boa conduta, sem intenção de enganar, de por o próximo pra baixo. Minha avó me ensinou que quando a gente perde a fé, a gente perde tudo. E eis aí o que justifica a música acima, o paradoxo sobre perder a confiança em alguem, e ter certeza que se pode contar com essa pessoa. A certeza é a comprovação de algo, é você não saber o que te espera, mas saber que pode contar com alguém. Por isso a minha tristeza. A minha tristeza, não é por não ter a "confiança" necessária depositada em mim, mas saber que há em você a certeza que eu posso te ajudar/ estar ao seu lado pra tudo, e ainda assim existir uma dúvida quanto a isso. Por isso como dizia Luis Vives, "a verdadeira fé não esta no exterior, mas dentro do coração"; e pra completar, se em um coração existe amor e existe a fé, não é possível haver dúvidas.

Para existir um relacionamento, (além do amor) é necessário que esse adquira propriedades da amizade, como companheirismo, bondade, estima, cuidado e etc. Se há o fracasso em um relacionamento é porque deixou de existir principalmente a cumplicidade, e isso meus caros é melhor que o amor. A cumplicidade é quando pomos alguém ao nosso lado e dizemos: pronto, você vai andar comigo! Essa sintonia entre duas pessoas, essa química por assim dizer, atrai os corpos, a mente e a alma, solidifica o respeito, afina o diálogo até o momento que um simples olhar diz tudo, as ações, os momentos de intimidade que dão saudades depois de passados, o apoio que um pode encontrar no outro, essa camaradagem. Isso sim compõe um relacionamento. Eu tive exatamente um ano, pra enchergar isso, pra poder oferecer e solicitar esse companheirismo. Mostrar que é disso que é feita a relação. Mas como Dai mesmo disse, se só palavras fossem o suficiente... (a real dificuldade é quando as ações não podem ser vistas ou tocadas, porque nem tudo no mundo é concreto, e fé e confiança são coisas extremamente abstratas).

Eu estava lendo uma poetisa outro dia, e parafraseando-a agora: "Alimente o amor com doses extras de sinceridade e cumplicidade", cumplicidade é tudo que eu posso oferecer, e o que eu espero não é nada menos que isso, todo resto é conivência. Por isso, essa é uma das muitas coisas que pude aprender ao longo desse ano. Aprendi que nada é, mas pode ser... do jeito que a gente quiser, o futuro é mutável, e as pespectivas dependem da nossa construção individual: o que eu estou fazendo pra que isso aconteça?! Nossa vida, e agora parafraseando Rebeca Barros, é um computador em formatação! Sendo assim, eu me encontro em estado reflexivo, como sempre estive, e espero ter ajudado alguém de algum modo, a cuidar melhor do seu amor, a buscar compreender, refletir, emoções por emoções a gente encontra em uma sala de cinema, mas o filme da nossa vida não tem script algum, e ainda assim é bem mais interessante.


continuo esperando respostas ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário