quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dalai Lama ao Teto do Mundo!


Hoje foi um dia meio nebuloso. Acordei bem mais ou menos, mais pra menos que pra mais. Sabia de minhas obrigações, e a lista de tarefas por fazer não me animava nem um pouco a sair da cama. Mas eu sabia que, teria de sair de qualquer modo. Fui à Universidade, como quem vai a feira dia de domingo. Cansado da minha atual situação, desgastados pelos entraves com o professor de hidrografia, cansado do estágio, monografia, diretório , construção do ebegeo junto aos colegas, cansado da apatia, da falta de companheirismo, e de tantos sentimentos e situações misturadas, me entreguei de bandeija ao caos de mim mesmo, e dei descarga. Pronto. Resolvi não pensar em mais nada. E eis que em minha mente surgiu a imagem daquele antigo mestre: Dalai Lama.
Pra quem não conhece o homem ele é um monge Tibetano, budista, líder político-religioso, responsável por guiar seu povo para um caminho de plenitude espiritual, e de auto descoberta para o melhor uso da razão, do amor, e do que mais a vida trouxer. TIBET LIVRE! Fui a biblioteca e peguei um desses livros de pensamento do jovem já citado. Eis que agora compartilho algumas frases que me chamaram atenção:

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."

"As melhores coisas da vida, não podem ser vistas nem tocadas, mas sim sentidas pelo coração"

"Se conseguirmos deixar de lado as diferenças, creio que poderemos nos comunicar, trocar idéias e compartilhar experiências com facilidade"

"Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez"

".... Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido."

- - - -
"Fale a verdade, seja ela qual for, clara e objetivamente, usando um toque de voz tranqüilo e agradável, liberto de qualquer preconceito ou hostilidade".
- - - -

"A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância."

"Ame profunda e passionalmente. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente."

"Algumas pessoas têm amor por você, outras têm raiva. O que sentem nem sempre depende de seu comportamento. As reações delas às vezes são justas, outras vezes são injustas. Dê sem contabilizar. E esteja atento às necessidades delas."

"Pouco importa o julgamento dos outros.Os seres são tão contraditórios que é impossivel atender às suas demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro..."

"Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração."

"Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância."

"O egoísmo causa a ignorância, a cólera e o descontrole, que são a origem dos problemas do mundo."

_______
Passado essas leituras, voltei pra o meu dia, e já não era mais dia, era tarde pra pensar nesses problemas. então o melhor é mesmo não esquentar. Trouxe comigo, a leveza da harpia, e a velocidade dos quelônios, que sabem que há tempo pra tudo. Eu estou entrando nessa onda, de cabeça e molhando principalmente as plantas dos pés, tô me regando na raiz pra poder florescer as idéias. Eu estou sendo meu próprio bioma. E estou em simbiose com o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário