quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tanto por dizer, e a bagagem pra fazer .

Pare.
Antes de ler o post , apenas pare um pouco.
E se pergunte: Qual é a bagagem que eu trago comigo?!

Pronto. fiquei com essa pergunta na cabeça durante o dia todo. Pensei em minha vida, como um turista em uma viagem de descanso e negócios. Nas horas sérias nós trabalhamos, nos estressamos, brigamos, pensamos no futuro, filhos, casa (mento), e tudo mais que uma vida aparentemente regrada tem a nos oferecer. Reclamamos tanto da vida como é, porque simplismente reproduzimos a vida e os erros de outras pessoas.
Nada do que está aqui tem de ser seguido, poderíamos reinventar tudo, quantas vezes quisessemos. Mas reconstruir nossas vidas requer imaginação. E ainda assim seriamos turistas, conhecendo toda realidade local. Por isso, deixemos então, como dizia Alan, de nos preocupar com a partida e chegada, e nos ocupemos mais com a travessia. Esse sim, é o nosso descanso. Segundo J.L Borges:

"Cada pessoa que passa por nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Haverá os que levaram muito, porém não haverá aquêles que nada levaram. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e prova evidente de que duas almas não se encontram por casualidade"

Hoje eu recebi uns e-mails e ao ler fiquei um pouco aliviado e pesaroso. Deus do céu, eu não estou bem, nenhum de nós está. Mas isso não é pretexto para eu me entregar de mãos atadas. Isso não vai mudar o que passou, e enquanto a mente se ocupar de remoer o que passou, nosso presente será de passado. Eu não vou superar nada assim tão fácil, até porque não há o que superar. Eu posso chorar de coração partido a noite, posso me entregar a estupidez de pensar em alguma besteira a mim mesmo. Mas nada disso pode mudar minha realidade. Porque nada, além de viver, pode mudar as coisas. Não há nada que eu possa fazer, porque isso não depende de mim, ou de você, ou de qualquer outra pessoa. Isso depende do conjunto de objetos e ações que vão te dar uma nova visão de mundo.
Nós não temos um problema, a grosso modo, cada um tem a chance de rever o modo como leva a vida. Como trata o próximo, e ainda que distante, o quão próximo está do outro! É hora de parar, fechar os olhos e enchergar dentro de si, tomar para si próprio a liberdade de novas criações. Torna-se diferente e cativante a cada dia, pois se está feliz com que se é, e ainda assim saber que podemos fazer diferente é uma vitória.
Acredito, não acho que estou enganado, que temos tanto por dizer, tanto pra conversar . Porém, estamos pouco a pouco pensando no que dizer, e como dizer, e isso nos torna mais racionais e menos expontâneos. E isso é preocupante, afinal é na essência que vivemos a verdade. Eu estou buscando me manter tranquilo, procurando autocontrole em todos os cantos do quarto. Mas em nenhum momento eu luto contra as memórias, eu só não me entrego a tristeza das memórias ruins. Eu estou recobrando os meus sentidos ainda, buscando paz comigo mesmo pra poder passar adiante. E o pior disso é que quanto mais eu penso, quanto mais eu reflito, menos eu consigo me tranquilizar. Eu estou orando e pedindo a Deus, paciência e serenidade para aceitar as coisas que só eu não posso mudar, e sabedoria pra poder aconselhar e me tornar um cara melhor a cada dia. E ao final de tudo, se você me olha e acha que estou tranquilo, Duhamel diz "A verdadeira serenidade não é ausência de paixão, mas a paixão contida, ímpeto domado." ...
Acredite, o que nós acreditamos ser a felicidade está muito longe de ser compreendida, não existe fórmula, e a construção desta parte de dentro pra fora, esperar isso das outras pessoas é pedir o que não se pode ter. E eu finalizo o que tenho a dizer com o seguinte verso:

"Enquanto não superarmos
a ânsia do amor sem limites,
não podemos crescer
emocionalmente. Enquanto não atravessarmos
a dor de nossa própria solidão,
continuaremos
a nos buscar em outras metades.
Para viver a dois, antes, é
necessário ser um." (Fernando Pessoa)

Eu continuo construindo em mim, o necessário para um dia me dividir por inteiro. Não estou pronto, tenho muito a aprender, mas tenho plena consciência que o motivo pra isso pode estar lendo o que eu escrevo agora. Estou levando comigo 21 anos de bagagem, e me desprendendo de algumas todos os dias. Tem gente que evita a felicidade por medo que ela acabe, e isso é uma forma de se tornar infeliz. Pedras no caminho, são bases pra construir estradas e seguir com segurança. Eis aí a bagagem de que me desfaço hoje: O medo de quebrar a cara!


"quem sempre quer vitória perde a glória de chorar" (Marcelo Camelo)

Um comentário:

  1. Tem gente que evita a felicidade por medo que ela acabe, e isso é uma forma de se tornar infeliz. Pedras no caminho, são bases pra construir estradas e seguir com segurança. Eis aí a bagagem de que me desfaço hoje: O medo de quebrar a cara!


    ESCREVA UM LIVRO, PORRA!

    ResponderExcluir