quinta-feira, 20 de agosto de 2009

De todo modo eu to Tranquiilo!


Em agosto tem Juazeiro. Em setembro tem Barreiras. Em outubro tem Porto Seguro. Em novembro tem Teresina. Em Dezembro tem Maraú. Em janeiro tem Maceió. e se não der certo?? tanto faz, a onda é manter a postividade. e além do mais "se" não exerce função sintática, só tá aí pra atrapalhar. Portanto viajar vai além da presença física, o deslocamento é necessário mas não essencial. então, se pela lógica o todo está em tudo, e tudo pertence a todos, nós não somos mais a parte limitada da matéria limitados em uma porção do espaço geográfico, porque essa visão física das coisas nos designa ao óbvio. To afim de mochilar, fazer que nem um brother lá da sala, ele chegou e disse: "pô isaaquinho, eu saí de Ilheus fui ate o Maranhão, desci por Góias e me cheguei Camamum" ou seja, o cara manja na parada. a foto com a porta aberta e eu saindo representa esse espirito mesmo:
Me sinto em casa em qualquer lugar
Mas sou turista em todos
Sou viajante em qualquer lugar
Sou uma parte do todo [...]
A Verdade é que ultimamente eu ando refletindo sobre várias coisas, até bem mais que o normal. Reflito sobre turismo, energias renovaveis, politica, educação, e sobre a verdade. a verdade é estranha. Tem gente que gosta de saber, tem que gente que tem medo de aceitar; há quem pense, como eu comecei a refletir, que "Os ignorantes são mais felizes!". O desenvolvimento do raciocinio obriga o homem a pensar sem que ela perceba e insista que pensar por que quer, quano na verdade o pensamento é algo involuntário. Eu era tão feliz acredintando que solo era só solo, simples, aquela terrinha lá onde minha mãe cultivava as plantinhas dela. agora tudo mudou, deu vontade de viver 10.000 anos sem sentir o tempo passar, sentado em um banquinho olhando pra mesmoa rocha só pra ver se a pedologia é veridica. o que me leva a crêr que a verdade é uma coisa perigosa.
Pense em dois referenciais diferentes mas que oferecem o mesmo efeito de compreensão "relatividade". Eu vim pensando hoje, no ônibus: dois pontos da mesma situação - tudo é relativo. Para entender melhor: no conceito de Newton, toda ação gera uma reação. Já para Maquiavel, os fins justificam os meios, se no fim houver alguma especie de beneficio. Para mim relatividade é isso aí mesmo, eu eu ter minhas idéias e, mesmo assim, querer saber o que as contrapõe. A busca da verdade, porém nãoverdade absoluta. E, se não há verdade absoluta, abre-se uma brecha pras verdades relativas. Nisso a verdade posta, com relação ao sujeito e as circunstâncias do lugar e do tempo em que se encontra. Porém, dizer que uma verdade relativa é similar a verdade parcial é um grave equivoco, porque uma verdade parcial é uma meia verdade e, sendo isso, é uma mentira. Por isso, devemos entender relatividade como uma verdade que depende do conhecimento humano acumulado, que se desenvolve conforme o passar do tempo.
texto por:Isaac Silva
Discente de Geografia / Cord, Comunicação Social - DCE/UESC
Correção : Patricia Menezes
Discente de comunicação com enfoque em produção Editorial - Faculdade Hélio Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário