sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ser Humano é preciso.



O ingresso pra o show de Bob Dylan custam entre R$ 900 (camarote) e R$ 120 (arquibancada), e a violência de repressão na Síria continua. Uma menina de 3 anos é atropelada pela inconsequência de jovens em seus Jet Skis. 5 rapazes espancam um mendigo no RJ e um transitante que tenta defender o morador de rua é espancado a ponto de ter de fazer reconstrução facial. No carnaval de Salvador foi registrado mais de 200 cirurgias de reconstrução de face, nariz e mandíbula (2), e o governo pediu a redução do piso salarial dos professores pra dar um reajuste salarial de apenas 6%. Essa avalanche de informação vomitada todos os dias nos noticiários, vulgarizam a informação a ponto de crianças de 7 anos assistir a isso na TV e dizer "é normal"!

Não amigos, isso não é de modo algum normal. A violência (supervalorizada nos noticiários) é vendida como justificativa pra aumento de policiais nas ruas, e justificativa pra o uso da força bruta. A policia chama os estudantes de folgados, vagabundos e arruaceiros. Invade as favelas e trata o povo como lixo, na base da porrada. E ao questionada sobre suas ações respondem: somos o braço forte do Estado. O mesmo Estado, que criminaliza seu protesto por melhores condições de trabalho e salário. O governo joga literalmente irmãos contra irmãos, desvia verbas através de suas construções faraônicas, e todas as mazelas que anos após anos o silêncio nos fez acostumar.

Digo direto "Não gosto muito de pessoas, gosto de gente, quem é gente é gentil, eu gosto de humanos que trazem consigo a humanidade, aí é bom, e eu gosto!". Na maioria do tempo, quem me vê não me enxerga, quem me escuta não me ouve. Me chamam de rude, grosso, arrogante e metido. Sou sim, reciproco! Você recebe o que me oferta. Eu não meço palavras, eu tento ser o mais coerente e objetivo possível. Eu acho foda quem olha e não sente, lhe questionar o porque de sua sensibilidade. Porra, isso me fode todo.

Lembrei das enchentes do Rio de Janeiro, ele chorou. só chorou, pensou na tristeza e na dor daquelas pessoas. Eu estava no ônibus, quando vi uma mãe chorando porque seu filho que esperou 3 anos pra ser atendido por uma médica na rede pública de saúde, teve sua consulta cancelada devido a greve da polícia. o coração pesou. cheguei em casa meio tenso, chateado, fui assistir ao jornal, e vi os absurdos do Governo passar batido aos olhos de minha mãe, me desesperei. Me desesperei também quando vi que o prefeito de Salvador depois de ter sacaneado tanto com a cidade vai ter um aumento de quase 100%. chorei, são muitos absurdos de uma vez só. Meu peito já não aguenta mais a raiva.

"São as circunstâncias" é o que todo mundo diz. Todo mundo busca uma forma pra se viver melhor. Todo o mundo é fragmentado em vários "eus", o espaço pra o "nós" já era. As pessoas não conseguem mais manter nem seus relacionamentos, os casamentos de meus avós que foram até que a "morte os separe!" são hoje objetos de estudo da ciência. É muito complicado "Ser Humano" diante de todo esse quadro, a maioria só existe. É homem, é bicho. É muito difícil de enxergar a humanidade quando as pessoas se tratam (e aos outros também) como coisas.

Por uma vez na vida, eu queria que a gente não dividisse "um nós por dois eu's". Queria conhecer melhor o significado da palavra "unicidade" ... queria realmente unir a cidade! unir o Estado... tá isso realmente pode ser uma utopia, mas acho que há 400 anos atrás, dois amigos conversando um disse pra o outro: "Cara, o mundo vai se tornar uma desgraça" ...e o outro respondeu: "cara, tá louco, o mundo nao chega nesse nivel nao, isso é utopia de sua mente, mero delirio" ... O.o


tá foda meu povo.

2 comentários: